Análise de softwares roteirizadores para a otimização de rotas de uma empresa transportadora localizada em Guarulhos
DOI:
https://doi.org/10.0000/rc.v8i2.309Palabras clave:
Roteirização; Transportadora; EntregasResumen
A fim de se destacar numa indústria competitiva num mundo em constante evolução, é necessário que os fornecedores busquem por novas estratégias para atender aos pedidos dos clientes com um serviço diferenciado dos seus concorrentes.Uma das exigências mais requisitadas é o tempo de entrega; se for realizado de forma rápida e segura, garante-se uma maior valorização da empresa pela clientela consequentemente conquistando mais público. O método utilizado, um estudo de caso, foi por meio da análise de uma amostra de quatro rotas a partir de dados entregues pela empresa estudada e usandoos softwares Google Maps e WebRouter para otimizá-las e comparar seus resultados de criar uma rota com menor tempo e quilometragem possível. O resultado mostrou que o WebRouter apresenta ferramentas mais eficientes para a construção de um roteiro detalhado de acordo com a demanda do usuário.
Descargas
Citas
AILOG – Cálculo de rotas com pedágio, combustível, distância e tempo. Disponível em: https://www.ailog.com.br.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre/SC: Bookman, 2007.
BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 4ª ed. São Paulo/SP: Saraiva Educação, 2020.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2022.
GOOGLE MAPS. Disponível em: https://www.google.com/maps.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. 9ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2021.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2021.
NOVAES, A. G. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 3ª ed. São Paulo/SP: Cengage Learning, 2017.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição – Estratégia, Avaliação e Distribuição. 5ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2021.
RODRIGUES, B. A História não contada sobre o início do Google Maps. Disponível em: https://medium.com/@baltazarrodrigues/a-historia-nao-contada-sobre-o-inicio-do-google- maps-a691e8c70400. Acesso em: 02/05/2024.
VIEIRA, W. B. Grupo ailog comemora 15 anos e mira expansão tecnológica – Blog da Ailog. Disponível em: https://www.ailog.vcom.br/blog/2023/09/01/grupo-ailog-comemora-15- anos/. Acesso em: 02/05/2024
WEBROUTER – Cálculo de rotas, pedágios e distâncias. Disponível em: https://www.webrouter.com.br.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Conecta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Conecta e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
